• All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato
FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil
  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

7 formas de melhorar sua produtividade e da empresa

Home Gestão e Administração 7 formas de melhorar sua produtividade e da empresa
7 formas de melhorar sua produtividade e da empresa

7 formas de melhorar sua produtividade e da empresa

A busca pela otimização dos processos e pela melhoria das dinâmicas de trabalho é constante nas organizações e isso tem um objetivo: aumentar a produtividade. Atingir as metas é um desafio para as equipes e, quanto mais produtivo o seu time de colaboradores for, maiores as chances de superar as expectativas.

Para que isso aconteça, é preciso haver o comprometimento dos gestores e também dos funcionários. Manter um ambiente organizacional saudável e promover a felicidade no trabalho são atributos essenciais que influenciam positivamente a produtividade das empresas.

Porém, uma equipe engajada é apenas o primeiro passo para conquistar os objetivos. A seguir, vamos apresentar 7 formas de aumentar a produtividade e transformar os resultados da sua organização. Acompanhe!

1. Mantenha o ambiente limpo e organizado

Essa primeira prática é uma coisa simples, mas fundamental. O espaço físico influencia diretamente a sua performance e a dos colaboradores. Encontrar o escritório todo bagunçado, ou ter um espaço clean, arejado e calmo realmente faz a diferença. Ter um ambiente adequado para desenvolver as tarefas é essencial para um bom rendimento no trabalho.

2. Promova o diálogo

Um grupo que não se comunica não conseguirá atingir o ápice da produtividade. Muitos dos projetos de uma empresa são compartilhados por mais de uma equipe, e, às vezes, até entre setores diferentes. Por isso, incentive os funcionários a trocar informações, ter uma relação cordial e de coleguismo. Inclusive, participe dessas rodas de conversa. Além de potencializar o resultado, isso contribui positivamente para o clima organizacional.

Pense em investir em comunicação interna. Existem boas opções de softwares de interação em tempo real e até redes sociais corporativas. O bom e velho jornal mural, ou, então, o House Organ, também funcionam. Esse diálogo colabora para evitar o retrabalho e para manter a equipe atuando de forma integrada.

3. Escute sua equipe e fale com ela

Um bom gestor precisa saber ouvir e falar com o time que coordena. São os funcionários que estão diariamente na linha de frente e que, portanto, filtram os problemas, podendo apontar em que aspectos os procedimentos podem ser melhorados. Escutar esse feedback e incorporar as sugestões na rotina de trabalho é fundamental para melhorar a produtividade.

Para que os colaboradores se sintam confortáveis em opinar sobre assuntos importantes, é preciso estabelecer uma relação de respeito e confiança. Se o funcionário for recriminado por uma opinião diferente da do gestor e, ainda pior, for cobrado por isso, provavelmente, não fará novas colocações e boas ideias podem se perder.

4. Defina indicadores de desempenho

Não basta estabelecer um cronograma e metas. Na hora de planejar suas ações, defina também os KPIs. Isso permitirá um acompanhamento detalhado da sua atuação e das atividades dos colaboradores. Durante o curso das ações, você poderá identificar os pontos que merecem mais atenção e em quais áreas os resultados estão acima da média.

Lembre-se de que os indicadores de desempenho devem ser mensuráveis e precisam estar alinhados à estratégia da organização. Determinar apenas KPIs intangíveis — como a felicidade no trabalho ou nível de engajamento — deixará você em um campo muito abstrato e não permitirá uma análise baseada em dados. Por isso, mescle os indicadores qualitativos e quantitativos. Isso permitirá ter um bom tratamento de informações e monitorar o clima organizacional.

5. Promova treinamentos

Se você identificou um gargalo na sua instituição, é hora de trabalhar para resolver esse problema. Oferecer capacitações que venham suprir uma deficiência e qualificar a equipe deve ser uma prática constante em qualquer organização que tem o objetivo de se destacar no mercado.

Entre os ativos mais importantes das companhias, um deles nunca deve ser deixado de lado: as pessoas. Investir na equipe é aumentar o capital humano da empresa. Quando a organização promove a formação profissional e pessoal dos colaboradores, ela também está investindo no seu crescimento.

6. Desafie sua equipe

Você já ouviu o ditado “mar calmo nunca fez bom marinheiro”? Isso se aplica aos negócios. Uma equipe que navega sempre na calmaria nunca supera seus limites. Mesmo que os resultados sejam satisfatórios, não permita que a acomodação se instaure na sua empresa. É preciso que as duas pontas dos processos encarem desafios diariamente.

Assim como o servidor precisa se atualizar, o gestor também deve estar sempre antenado às novidades e incentivar ideias fora da caixa. Muitas vezes, os funcionários são cobrados, mas, ao apresentarem uma proposta inovadora, acabam não recebendo o respaldo necessário para executá-la. Além de ter uma boa capacidade de relacionamento, é fundamental que o gestor tenha a mente aberta a propostas incomuns, desde que sejam razoáveis, é claro.

7. Tenha um sistema de recompensa

Uma política de bonificações para quando os objetivos forem atingidos é uma forma interessante de instigar a produtividade da sua equipe. Todos gostam de receber um elogio quando se destacam e incrementar esse reconhecimento com uma premiação financeira é um agrado muito valorizado pelo funcionário.

Além de estimular a equipe a superar a metas com prêmios em dinheiro, também incorpore benefícios que vão movimentar a vida do colaborador fora da empresa, como:

  • ingressos para o teatro;
  • jantar em um restaurante;
  • um plano em uma academia, ou uma atividade esportiva que fuja do comum, como uma hora de corrida de kart.

São ações diferentes, que serão notadas e vão transformar a atuação dos colaboradores.

Aumentar a produtividade é uma tarefa diária e que precisa de muita dedicação. Ter uma definição precisa dos papéis, deixando claro para as pessoas quais são as suas funções e quais resultados são esperados de cada uma delas, vai alinhar as expectativas e fazer com que cada componente da engrenagem que é uma organização assuma suas responsabilidades.

Com um planejamento eficiente, tarefas organizadas e prioridades estabelecidas, você tem tudo para dar o seu melhor e conseguir extrair cada vez mais dos seus colaboradores! Mas não se cobre demais. O perfeccionismo pode ser um obstáculo para a produtividade. Nesse caso, tarefas que já estão sensacionais podem ter o prazo de entrega expirado por conta da busca pela perfeição.

E aí, está pronto para fazer com que os resultados superem as expectativas? Então, mãos à obra! Fique tranquilo que vamos ajudá-lo atingir esse objetivo. Veja neste artigo os 3 passos que farão com que essa busca não seja uma tarefa árdua e sacrificante. Para complementar sua leitura, separamos ainda este outro texto, sobre o paradoxo da produtividade.

Share

Categorias

  • Carreira
  • Estudos de Caso
  • Gestão e Administração
  • Podcast
  • Tecnologia e Inovação
  • Todos os Artigos
  • Treinamento e Desenvolvimento

Siga-nos

Assine a Newsletter





INFORMAÇÕES CORPORATIVAS

  • Quem somos
  • Política de privacidade

SIGA-NOS

  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin


FC BRASIL CONSULTORIA E REPRESENTACOES LTDA
CNPJ 03.736.621/0001-26

© Copyright 2019. FranklinCovey Brasil. Todos os direitos reservados.

  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato